Criador do Tetris conversa com Danilo Gentili no “The Noite” desta terça (10)
Foto: Rogerio Palatta |
Alexey Pajitnov, criador do Tetris, está no Brasil pela primeira vez para participar da Brasil Game Show 2023 e ser homenageado no maior evento do gênero da América Latina. Antes, porém, nesta terça-feira (10), o grande gênio vem ao “The Noite” para falar sobre o jogo que se tornou o maior sucesso comercial da história.
Leia também.....Primeira e segunda temporada de Rebelde são as novidades no catálogo do SBT Vídeos no dia 16 de outubro
Pajitnov participará da cerimônia de abertura da feira no Expo Center Norte, de sessões BGS Meet & Greet, de diferentes painéis BGS Talks e receberá o prêmio Lifetime Achievement Award no palco principal como reconhecimento à suas contribuições à indústria de jogos eletrônicos.
Nascido na União Soviética, em 1955, Alexey Pajitnov criou Tetris nas horas vagas do trabalho, em 1984, em um PC da URSS. Sua inspiração, como conta, era os quebra-cabeças geométricos chamados de pentaminós.
“Naquela época a gente não tinha nenhum jogo de videogame e de computador. Todos os computadores eram do governo e usados somente para trabalho, pesquisas científicas e coisas assim. No meu tempo livre, porém, gostava de montar quebra-cabeças para me divertir e o Tetris foi um desses jogos”, afirma.
“Era muito popular na Rússia porque custava 30 centavos na loja de brinquedos. Era uma caixinha com vários formatos diferentes, montada por cinco cubos. Você os tirava da caixinha e tentava montar uma imagem. Quando você acabava, você tentava voltar as peças para a caixinha e aí que era um problema porque isso poderia demorar uns 20 ou 30 minutos. Era um dos meu quebra-cabeças preferidos e decidi basear o jogo nesse quebra-cabeça para o computador”, acrescenta.
Neste ano, Pajitnov foi retratado no filme Tetris, dirigido por Jon S. Baird e disponível para streaming na Apple TV+. Apesar de algumas mudanças para tornar o longa com uma cara hollywoodiana, a história conta fielmente todo o processo de briga pelos direitos dos jogos, que, inicialmente, ficou com o Estado por 10 anos. Em 1987, o game chegou na América do Norte e na Europa.
A popularidade do Tetris aumentou depois de um acordo com a Nintendo, em 1989, que culminou com a mudança de Pajitnov para os Estados Unidos, quando o jogo passou a ser vendido junto com o Game Boy.
Atualmente, Alexey Pajitnov têm, ao lado de Henk Rogers, a Tetris Company com os direitos do jogo. Até hoje, o jogo já vendeu mais de 520 milhões de cópias em mais de 50 plataformas.
O The Noite é apresentado por Danilo Gentili e vai ao ar de segunda a sexta-feira, no SBT. Hoje, a partir de 01h00.
Nenhum comentário