Eclipse do anel de fogo, planetas, buraco negro, vida alienígena e muito mais da astronomia com Sérgio Sacani, o Space Today, no “The Noite” desta sexta (22)
Foto: Lourival Ribeiro/SBT |
O eclipse solar anular que acontecerá no próximo dia 14 de outubro vai ser visível em todo o Brasil, principalmente para quem estiver no Amazonas, Pará e no Nordeste. Para falar desse e de outros assuntos do universo da astronomia, Danilo Gentili conversa no “The Noite” desta sexta-feira (22) com Sérgio Sacani, o Space Today.
Leia também...‘Bake Off Brasil – Mão na Massa’ estreia desafio inédito neste sábado (23) envolvendo sobremesas típicas brasileiras
Criador do maior canal de astronomia do YouTube e um dos mais populares divulgadores científicos do Brasil, ele vai estar em João Pessoa com um evento por conta do fenômeno, que aconteceu pela última vez em 2021, mas não foi visível no país.
“Vai ser muito legal. É um eclipse que não é total. Dessa vez, o sol não será tampado totalmente. Chamamos de anular ou anelar. A lua na órbita vai estar um pouco mais distante, então não vai tampar todo o sol. Vai ficar um anelzinho, chamamos de eclipse do anel de fogo. Fica bonito, é bem diferente”, explica.
“Vai começar nos Estados Unidos, cortar ele, descer pelo México, e entrar no Brasil pela Amazônia. Os melhores lugares para ver serão no Amazonas, Pará e no Nordeste”, acrescenta.
Sérgio Sacani também falará sobre outros assuntos que costumam prender a atenção das pessoas, como a vida alienígena, o interesse comercial na Lua, uma missão lançada pela Índia para estudar o sol e a questão do buraco negro, um dos grandes mistérios do universo.
“A foto do buraco negro é muito fora do real. É um negócio que nem a luz emite. Como estamos vendo? Na verdade, falamos que é a foto do buraco negro, mas não é. A foto é do disco de acreção do buraco negro”, afirma.
“O buraco negro é muito grande. Ele está comendo muita matéria, mas não consegue engolir tudo aquilo. Imagina você em casa tentando comer e não consegue. Fica cheio e começa a cair comida pelo lado. É mais ou menos isso que acontece, mas essa comida que cai começa a girar em torno do buraco negro e brilha. Então, a foto que a gente fez, foi desse disco brilhando”, completa.
Sérgio Sacani também entra no interminável debate a respeito de Plutão, do qual defende que ele seja considerado um planeta e não um ‘planeta anão’ como é classificado atualmente.
“Plutão é muito complexo. Ele tem atmosfera, uma geleira que parece a Antártica, provavelmente tem um oceano congelado embaixo... Então ele tem muitas características legais que parecem muito mais planeta do que objetos que não são nem planetas”, analisa.
O The Noite é apresentado por Danilo Gentili e vai ao ar de segunda a sexta-feira, no SBT. Hoje, a partir de 01h00.
Nenhum comentário